Há uma década em defesa dos Biocombustíveis

Alternativa ecológica aos combustíveis fósseis, o Biodiesel tem vindo a assumir um papel de destaque na defesa da sustentabilidade e na redução da dependência das importações de energia na Comunidade.

Assim, o Biodiesel tem um indiscutível papel a desempenhar no contexto das energias renováveis, especialmente no sector dos transportes rodoviários.

Nesse sentido, a União Europeia alterou recentemente a norma do Gasóleo (EN590) de forma a permitir incorporações até 7% de biodiesel no gasóleo, considerando ainda uma obrigatoriedade de 10% de incorporação média no gasóleo vendido em cada país até 2020.

Porque toda a legislação do sector está em mudança e existe um total desconhecimento por parte do grande público sobre a realidade do biodiesel, foi sentida a necessidade de congregar esforços entre os interessados para que se possa fazer face aos desafios de um sector em crescimento.

Assim, foi constituída a APPB – Associação Portuguesa de Produtores de Biocombustíveis, fundada pelos principais produtores de biodiesel e garantes do cumprimento da Norma EN14214 em Portugal: Biovegetal – Combustíveis Biológicos e Vegetais, S.A.;  Iberol – Sociedade Ibérica de Biocombustíveis e Oleaginosas, S.A.; Fábrica Torrejana S.A.; Prio Biocombustíveis S.A. e Sovena Oilseeds Portugal, S.A.

Objetivos

Promover e divulgar a utilização de biocombustíveis, nomeadamente do biodiesel.

Assistir e apoiar tecnicamente os organismos oficiais na implementação das diretivas europeias.

Ser o porta-voz do biodiesel em Portugal.

Contribuir para uma discussão das vantagens da incorporação de biodiesel em gasóleo.

Fomentar a utilização de matérias residuais o fabrico de biocombustíveis.