Biocombustíveis – Um sector que faz mover o país

A APPB (Associação Portuguesa de Produtores de Biocombustíveis) representa os produtores de biocombustíveis e o seus Associados (Iberol S.A.; Fábrica Torrejana S.A.; Biovegetal S.A.; PRIO Biocombustíveis S.A e Sovena S.A.) garantem no abastecimento cerca de 90% do biodiesel que é hoje incorpoado no gasóleo consumido nos transportes.

O biodiesel é hoje um importante biocombustível líquido considerado uma fonte de energia renovável, que substitui o uso de combustíveis fósseis. Segundo Jaime Braga, Secretário Geral da APPB, “o biodiesel em Portugal cumpre todos os critérios de sustentabilidade impostos pela legislação comunitária e satisfaz simultaneamente a condição de energia renovável, induzindo a redução real das emissões de gases de estufa.”. Para além disso, “o biodiesel é, ainda, a única alternativa ao gasóleo suficientemente competitiva.”

Leia o artigo de opinião de Jaime Braga e conheça quais as vatangens da maximização do consumo de biodiesel em Portugal. (Biocombustíveis – Um sector que faz mover o país – Revista Pontos de Vista, n.º 38 de 25 de Agosto de 2014)