Biocombustíveis em Portugal são tema de conferência

Ver a emissão online aqui

A Associação Portuguesa de Produtores de Biocombustíveis (APPB) vai organizar uma conferência sobre “O Setor dos Biocombustíveis em Portugal” no dia 20 de novembro, pelas 10 horas, no Centro de Congressos de Lisboa.

Esta conferência pretende estimular a reflexão sobre o estado do setor dos biocombustíveis relativamente ao seu enquadramento legal e à necessária e prioritária vertente da investigação sobre os biocombustíveis avançados e, também da sua viabilidade económica.

Em Portugal, e em muitos países europeus, os biocombustíveis são atualmente responsáveis por quase toda a redução de emissões nos transportes e têm tido uma contribuição significativa para o cumprimento dos compromissos nacionais no que toca a incorporação de energias renováveis no consumo final de energia.

A Associação Portuguesa de Produtores de Biocombustíveis prevê que o cumprimento dos objetivos terá uma evolução positiva nos termos do Pacto Ecológico Europeu mas que esse cumprimento poderá levar ainda bastante tempo, e por isso acredita que só com recurso a todas as vias será possível atingir o objetivo da neutralidade carbónica. 

Uma vez que os biocombustíveis fazem parte da solução de descarbonização nos transportes, e continuarão a fazer no futuro, é urgente rever o enquadramento legal do setor de forma a garantir a continuidade das empresas que os produzem.

Os participantes podem optar por assistir a conferência presencialmente ou online, e devem confirmar o modelo da sua presença através de e-mail para sara.appbio@gmail.com.

Os painéis de debate contam com algumas das maiores instituições associadas ao desenvolvimento energético em Portugal como a Direção Geral de Energia e Geologia, a Entidade Nacional para o Setor Energético, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos,  o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas,  o Instituto superior Técnico e  a Secretaria de Estado Adjunta e da Energia.

A abertura será feita pelo presidente da APPB, Paulo Carmona, seguida por uma apresentação de André Paula Santos, do European Biodiesel Board.

Programa da conferência